Para viabilizar o retorno definitivo da rede social X ao Brasil, o bilionário Elon Musk teria concordado em atender as duas principais exigências do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A mais importante delas é a de nomear um representante da empresa no Brasil. E o nome favorito é o da advogada brasileira Vanessa Souza.
Vanessa é especialista em leis de tecnologia e jurisdição no ciberespaço. Atua na Inglaterra e fez mestrado na Queen Mary University of London, assessora empresas sobre o tema. Há alguns dias, ela se reuniu com Musk para tratar desse assunto.
A advogada foi questionada a respeito deste encontro pelo jornal Folha de S. Paulo, mas disse que não iria se manifestar.
A segunda exigência que o bilionário teria concordar em atender seria a de suspender uma lista de perfis que estariam por trás da prática de crimes na rede social. Alguns deles teriam sido retirados do ar nesta madrugada de quinta-feira (19).
Suspensão
O ministro Alexandre de Moraes determinou a derrubada “imediata, completa e integral” do funcionamento do X (antigo Twitter) no Brasil no dia 30 de agosto deste ano.